Seguidores

segunda-feira, 14 de março de 2011

Será bandido ou político corrupto!!

07/03/2011 - 18h34- Folha online

Estudo compara cérebro de crianças, psicopatas e bandidos

RICARDO MIOTO
ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

Fulaninho de tal, 3 anos, alta periculosidade. A ideia de reconhecer futuros criminosos em crianças que mal sabem falar foi a grande sensação do maior encontro científico americano, a AAAS, em Washington, no fim do mês passado.

A "boa notícia" trazida pelos pesquisadores é que seu filho, se tiver um cérebro "malvado", pode não se tornar um bandido, mas um político corrupto. Criminosos armados e de colarinho branco têm cérebros parecidos.

Os responsáveis pelos estudos que vinculam violência com áreas cerebrais relacionadas ao julgamento moral e ao medo de punição são Adrian Raine, da Universidade da Pensilvânia, e Nathalie Fontaine, da Universidade de Indiana (EUA).

Os dois estão acostumados a desagradar quem os considera deterministas. Sua superlotada apresentação em Washington tinha muita gente com cara feia.

Raine mostrou um trabalho em que escaneou o cérebro de 27 psicopatas para saber como eram as suas regiões ligadas a emoções como a culpa, remorso e medo, principalmente a amígdala e o córtex pré-frontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artista chinesa recria obras famosas com legumes

Artista chinesa recria obras famosas com legumes
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_galeria_vegetaisg.shtml