Brasil melhora posição no ranking de percepção de corrupção da Transparência Internacional
Publicada em 26/10/2010 às 10h36m
Dave Graham da Reuters/Brasil OnlineBERLIM (Reuters) - Os Estados Unidos não estão mais entre os primeiros 20 no ranking mundial dos países menos corruptos, manchados pelos escândalos financeiros e a influência do dinheiro na política, disse a Transparência Internacional (TI) nesta terça-feira. O Brasil subiu para o 69° lugar em comparação a 75º posição do ano passado , ficando ao lado de Cuba, Montenegro e Romênia, apesar de manter a mesma pontuação de 2009: 3,7. De acordo com a BBC Brasil,no entanto, a subida do Brasil no ranking seria apenas um reflexo da deterioração de outros países e não deve ser interpretada como um avanço.
No topo da lista estavam empatados - sendo que a pontuação mais alta é 10, para os menos corruptos - a Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura com 9,3. Esses países também estiveram no topo da lista do ano passado
A Somália foi classificada como o país mais corrupto, seguida por Mianmar e Afeganistão, juntos na segunda pior colocação, vindo depois o Iraque, informou a agência de monitoramento, sediada em Berlim, ao divulgar seu índice anual de percepção da corrupção (CPI).
Os Estados Unidos escorregaram do 19o para o 22o lugar em relação ao ano passado, com sua pontuação caindo de 7,5 para 7,1. O índice avalia 178 países e é baseado em pesquisas independentes sobre a corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário