Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A droga e a democracia!!

30/09/2010 - 17h55- Folha on line!!

Procuradoria do RN investiga suposta compra de votos em troca de crack

DANILO SÁ - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NATAL (RN)

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte está investigando informação de que pelo menos três candidatos a deputado estadual estariam trocando o voto de eleitores por crack na cidade de Caicó (256 quilômetros de Natal, RN).

No município, que tem cerca de 70 mil habitantes, a suposta troca foi divulgada pelos jornais locais.

Além do Ministério Público, por meio do promotor de Caicó Geraldo Rufino, a Polícia Federal já está na cidade para dar segurança durante o processo eleitoral e também para investigar o caso.

"O fato, caso confirmado, seria bastante grave e representa uma séria ameaça ao regime democrático, pois, além de a compra de voto por si só ser ilícita, estaríamos diante de outra grave ilicitude que seria o tráfico de drogas", disse o procurador regional eleitoral, Ronaldo Sério Chaves.

A suposta compra de votos com crack ocorreria por meio dos cabos eleitorais de alguns candidatos. Os nomes dos candidatos supostamente envolvidos com a prática não foram divulgados.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esse "bullying" pode ser perigoso

17/09/2010 - 12h45

Jovens com acne têm mais ideias suicidas, diz estudo

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Cara de Chokito, rei da bereba, casca de abacaxi. Adolescentes podem ser cruéis quando resolvem "zoar" com o amigo que tem muita acne.

Um estudo feito com milhares deles na Noruega mostra que esse "bullying" pode ser perigoso. Os pesquisadores encontraram uma nítida associação entre muita acne e pensamentos de suicídio.

Os resultados podem inocentar a droga isotretinoína, cujo uso contra acne severa já foi associado ao aumento de depressão e tendências suicidas em adolescentes.

"Eventos adversos incluindo ideação de suicídio que foram associados com terapias para acne podem refletir o fardo de ter muita acne em vez dos efeitos da medicação", escreveram os autores na revista "Journal of Investigative Dermatology".

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Curiosidade - Doença muda o sotaque !!

A portadora da Síndrome do Sotaque Estrangeiro. Foto: BBC

Após enxaqueca, britânica acorda falando com sotaque francês

O globo on line - 13/09/2010

Em janeiro deste ano, após uma grave crise de enxaqueca, a britânica Kay Russell acordou falando de um jeito que soa como um sotaque francês.

Ela sofre de uma desordem neurológica extremamente rara, a Síndrome do Sotaque Estrangeiro.

No mundo todo, há apenas 60 casos conhecidos de vítimas da síndrome.

Partes do cérebro que controlam a fala são danificadas, normalmente por um derrame ou algum ferimento.

A condição é na realidade um problema na fala, interpretado pelos ouvintes como um sotaque estrangeiro.

"Algumas pessoas me dizem também que meu sotaque parece o de alguém do leste europeu ou da Rússia", comenta Russell.

Sem cura

Segundo o neurologista Nick Miller, da Newcastle University, um dos únicos especialistas no mundo sobre a síndrome, não existe nenhuma cura conhecida para ela.

Miller afirma que os efeitos do problema podem ser devastadores.

"Muitos pacientes com a síndrome falam sobre a perda de seu sotaque antigo, quase como um luto. Eles perderam parte de si mesmos, parte de sua personalidade se perdeu", explica.

O impacto da síndrome sobre Russell também foi grande. Ela perdeu seu emprego e diz que perdeu sua confiança em público e parte de sua identidade.

"Não sou mais a mesma pessoa. Acho que vou colocar um anúncio na seção de achados e perdidos. Talvez alguém possa me encontrar. Luto com muita dificuldade para me encontrar de novo", diz.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

domingo, 5 de setembro de 2010

Deus não criou o mundo !!

Stephen Hawking afirma que não há lugar para Deus na teoria de criação do Universo

Publicada em 02/09/2010 às 12h23m

O Globo

Stephen Hawking. Foto: Arquivo

RIO - O Universo provavelmente nasceu do nada, afirma o físico Stephen Hawking. Segundo o cientista, "não há lugar para Deus nas teorias de criação do Universo".

Anteriormente, Hawking havia afirmado que a existência de um criador não era incompatível com a ciência. Mas, em seu novo livro, ele conclui que o Big Bang é uma consequência inevitável das leis da física, nada mais. Na obra "The Grand Design", que será lançado no dia 9 de setembro, o físico afirma que o Universo não precisou de um deus para ser criado.

" A criação espontânea é a única explicação para a existência do Universo "

- A criação espontânea é a única explicação para a existência do Universo - afirma.

No livro, Hawking também contesta a teoria de Isaac Newton de que um deus teria desenhado o Universo, já que os planetas não poderiam ter nascido do caos. Citando a descoberta de 1992, que mostrou pela primeira vez planetas orbitando uma estrela que não era o Sol, Hawking disse que estão aparecendo cada vez mais evidências de que o Universo não nasceu como um "presente para os homens".

- Não é necessário invocar Deus para explicar o futuro do Universo.

Em seu best-seller de 1988, "Uma breve história do tempo", o físico parecia ter aceitado o papel de Deus na criação do Universo.

- Se conseguíssemos explicar por completo a teoria da criação, teríamos o triunfo da razão.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Adultecência !!!!

Polêmica

Especialistas tentam explicar por que os jovens estão demorando tanto a amadurecer

Publicada em 30/08/2010 às 09h01m

O Globo RIO - Por que os jovens de 20 e poucos anos andam tão imaturos? Esta é a pergunta que pesquisadores americanos com Jeffrey Jensen Arnett, da Universidade Clark, estão tentando responder, como mostra a matéria publicada no 'New York Times'. Nos Estados Unidos, a fase que vai dos 20 aos 30 anos começa a ganhar nomes como 'adultescência' e 'época bumerangue'. Programas de televisão, como o seriado '$#*! My Dad Says', sobre um jovem que desiste dos empregos convencionais para virar blogueiro, também tentam explicar o fenômeno.
" Até os 25 anos, fica difícil responder questões como 'o que vou fazer da minha vida' justamente porque a parte que controla os impulsos emocionais ainda está se desenvolvendo "

Uma nova pesquisa, feita com 5 mil adolescentes e patrocinada pelo National Institute of Mental Health, mostra que o cérebro só chega a maturidade aos 25 anos. Antes deste levantamento, neurocientistas acreditavam que esta maturidade acontecia por volta dos 16. O diretor do estudo, o médico Jay Giedd, explica que, enquanto o cérebro está amadurecendo, há mudanças significativas em áreas que controlam as emoções e as funções cognitivas. Há também transformações impactantes no sistema límbico, fazendo com que os jovens ajam sempre mais emocionalmente do que racionalmente.

- Até os 25 anos, fica difícil responder questões como 'o que vou fazer da minha vida' justamente porque a parte que controla os impulsos emocionais ainda está se desenvolvendo - afirma Giedd.

Estatísticas americanas mostram que até os 30 anos, os jovens costumam mudar de emprego pelo menos sete vezes. Dois terços saem de casa para morar com um parceiro, sem assumir um casamento, e 40% acabam voltando para a casa dos pais após uma decepção amorosa ou profissional.

Jeffrey Arnett lembra que não é possível negar o impacto de outros fatores no comportamento dos jovens, especialmente a crise econômica, as opções criadas por novas tecnologias e uma pressão menor para casar e ter filhos. E, como as pessoas estão vivendo mais, também podem se permitir mais tempo para o autoconhecimento.

" Os jovens que estão tomando suas decisões aos 30 anos talvez estejam aprendendo com os erros dos pais. "

Na 'adultescência', os jovens ficam excessivamente focados em si mesmos, diz Arnett. Costumam ter uma visão excessivamente idealizada do futuro e têm menos maturidade para lidar com decepções ou obstáculos na vida pessoal e profissional. Para alguns cientistas, isto é um reflexo do desenvolvimento cerebral. Outros acreditam que isto é culpa das mudanças na sociedade e até mesmo dos próprios pais, que não deixam os filhos crescerem.

- Muitas perguntas ainda precisam de respostas, mas sem dúvida o início da vida adulta está em transformação. Os jovens de hoje não são iguais aos de uma ou duas décadas atrás - completa.

Para o psicanalista brasileiro José Renato Avzaradel, os jovens não têm demorado mais para amadurecer.

- O que ocorre é que os jovens, há uma ou duas décadas, tomavam decisões numa época mais precoce da vida. Porém, na maioria das vezes, sem saber a dimensão do que estavam decidindo. Eram opções do que nós chamamos de uma "pseudo-maturidade", e não de uma real maturidade. O que mudou é que os jovens hoje estão tomando essas decisões mais tarde, e permanecem na casa dos pais mais tempo - explica ele, que atribui como grande desafio aos pais passar aos filhos valores culturais e éticos.

Segundo Avzaradel, na prática, os pais devem ajudar os filhos a entender por que eles estudam, por exemplo. Devem ter livros e apresentá-los aos filhos. Levá-los a concertos de música, exposições:

- Enfim, apresentar aos filhos um mundo maior. A vida não é só ganhar dinheiro rápido nem ter sucesso profissional precoce.

Sobre experimentar, mudar, trocar de carreira, o psicanalista não vê problema algum:

- Atualmente, inclusive, existem muito mais carreiras, muito mais profissões do que havia há 20 anos. Os jovens hoje têm a possibilidade de conhecer coisas que simplesmente não conheciam. E isso faz com tenham liberdade maior de escolha. Trocar de carreira pode ser muito útil. A pessoa não é mais obrigada a ser infeliz em uma carreira. Os jovens que estão tomando suas decisões aos 30 anos talvez estejam aprendendo com os erros dos pais

Artista chinesa recria obras famosas com legumes

Artista chinesa recria obras famosas com legumes
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_galeria_vegetaisg.shtml