Seguidores

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Cérebro pede descanso para trabalhar!!

Manter a mente ocupada cansa o cérebro e causa dificuldades de aprendizagem e memória

Publicada em 24/08/2010 às 19h03m - Globo on line

Matt Richtel - New York Times

SÃO FRANCISCO - Uma hora da tarde de uma quinta-feira e Dianne Bates, 40 anos, faz malabarismos com três telas. Ela escuta algumas músicas no iPod, depois escreve um rápido e-mail no seu iPhone e, por fim, volta sua atenção para uma TV de alta definição em mais um dia na academia. Enquanto realiza essas tarefas múltiplas simultâneas (multitarefas), ela também exercita as pernas em um aparelho. Em academias de ginástica e outros lugares, as pessoas usam cada vez mais seus telefones e outros aparelhos eletrônicos para adiantar o trabalho - e como antídotos contra o tédio.

Os celulares, que nos últimos anos se tornaram computadores com conexões de alta velocidade com a internet, permitem reduzir o tédio dos exercícios, da fila no supermercado, dos sinais de trânsito, ou se intrometem nas conversas do jantar. A tecnologia traz diversão - e produtividade - às menores janelas de tempo. Mas os cientistas apontam para um negligenciado efeito colateral: quando as pessoas mantêm seus cérebros ocupados, elas estão deixando de lado um tempo ocioso que poderia ser usado para melhor aprender e lembrar as informações, ou ter novas ideias.

Na Universidade da Califórnia em São Francisco, pesquisadores descobriram que, quando os ratos são submetidos a uma experiência nova, como explorar um ambiente desconhecido, seus cérebros criam novos padrões de atividade. Mas só quando fazem um intervalo na exploração é que eles processam esses padrões para criar uma memória persistente da experiência. Os cientistas acreditam que o mesmo vale para os seres humanos.

- O tempo ocioso permite ao cérebro revisar a experiência, solidificá-la e transformá-la em memórias de longo prazo - diz Loren Frank, professor assistente do Departamento de Fisiologia da universidade. Segundo ele, o cérebro constantemente estimulado "impede este processo de aprendizagem".

Já na Universidade de Michigan, estudo revelou que as pessoas aprendem melhor se, depois de uma aula, forem dar uma caminhada num bosque ao invés de irem andar em um ambiente urbano agitado, sugerindo que o bombardeio de informações deixa o cérebro fatigado. Realizar tarefas simultâneas, como ver um vídeo no celular enquanto espera no ponto de ônibus, pode, na verdade, estar forçando a mente.

- As pessoas pensam que estão relaxando, mas na verdade estão é cansando seu cérebro - comenta Marc Berman, neurocientista da Universidade de Michigan.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A visão brasileira!!!

19/08/2010 - 15h41

Butantan cria método com célula-tronco contra cegueira

O Instituto Butantan, do governo do Estado de SP, acaba de desenvolver um novo tratamento para pacientes que perderam a visão devido a lesões na córnea.

A técnica utiliza células-tronco retiradas da polpa de dentes de leite e, a partir de setembro, começam a ser testadas em humanos, em parceria com o Instituto da Visão da Unifesp.

O procedimento é indicado para pacientes que apresentam problemas no mecanismo de ação das células límbicas, situadas ao redor das córneas e responsáveis pela regeneração. Nesses casos, essas células perdem a capacidade de reconstruir a superfície do tecido.

O regime da lua !!

Diâmetro da Lua diminuiu 100 metros no último bilhão de anos; veja - Folha on line 20/08/2010

A Nasa descobriu que o diâmetro da Lua diminuiu cerca de 100 metros no último bilhão de anos, graças às fotos tiradas pelo Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRB).

Foram descobertas "falhas" na crosta lunar até agora nunca vistas por meio da análise das imagens, segundo Tom Watters, do Centro de Estudos Planetários e da Terra do Museu do Ar e Espaço do Smithsonian.

Ele explicou que os registros permitem detectar que o satélite se contraiu em um passado que o cientista considera "recente", embora remeta a 1 bilhão de anos atrás. Esta descoberta proporciona chaves importantes para estudar a geologia da Lua e a evolução tectônica, dizem os pesquisadores.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ig - Educação

Entenda por que o Piauí entrou para a elite do ensino brasileiro

Carga horária elevada, competição entre escolas e desejo de mudar fazem Teresina ter quatro entre os 26 melhores colégios do País

Priscilla Borges, iG Brasília | 17/08/2010 08:00

A capital do Piauí, Teresina, está no topo da educação brasileira. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 mostram que quatro escolas da cidade – todas da rede privada – estão entre as 26 melhores do País. Até a semana passada, quando um colégio paulista ganhou na Justiça o direito de revisão de notas, a primeira piauiense aparecia em segundo lugar no ranking. Agora, caiu para a terceira posição. A quarta melhor escola do estado estava em 25º e passou para 26º.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sexo é 10 !!!!

Dez benefícios do sexo para a saúde

Publicada em 30/07/2010 às 12h17m

O Globo on line

RIO - Manter relações sexuais frequentes pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Diversos estudos indicam que o sexo pode ajudar a aliviar o estresse, melhora a qualidade do sono, protege o sistema imunológico e afasta o risco de certos tipos de câncer. Confira abaixo os dez maiores benefícios da vida sexual ativa para a saúde:

1- Diminui o estresse - Um dos grandes benefícios do sexo é seu efeito na pressão arterial e na diminuição do hormônio cortisol, que fica elevado em situações estressantes, indica um estudo escocês publicado na revista 'Biological Psychology'. O levantamento mostrou que aqueles que fazem sexo antes de algum evento importante, como uma apresentação no trabalho, têm um desempenho melhor.

2- Aumenta a imunidade - Uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA, que protege o corpo de infecções como as gripes e os resfriados. Basta fazer sexo uma ou duas vezes na semana para ter o benefício, mostra um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos.

3- Queima calorias - Faltou a academia? Opte pelo plano B. Trinta minutos de sexo queimam 85 calorias, em média. Para a sexóloga Patti Britton, presidente da Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, as relações sexuais podem ser uma ótima forma de gastar calorias extras.

4- Aumenta a intimidade no relacionamento - Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh mostraram que os casais que têm mais contato físico são também os mais felizes. O motivo é a ocitocina, também conhecido como o hormônio do amor, que aumenta a empatia e a generosidade.

5- Melhora o sono - A ocitocina, que é liberada durante o orgasmo, também é um excelente sonífero.

6- Diminui a dor - Os hormônios liberados durante o sexo, entre eles as endorfinas, podem aliviar as dores de cabeça, da artrite e da TPM, indica um estudo publicado no 'Bulletin of Experimental Biology and Medicine'. Após a relação sexual, podemos ficar até 50% mais resistentes à dor.

7- Protege o coração - Pessoas mais velhas podem achar que uma sessão mais quente pode aumentar o risco de derrames, mas isto raramente é o caso, comprovaram pesquisadores na Inglaterra. O estudo, publicado no 'Journal of Epidemiology and Community Health', mostrou que não há relação entre os dois. Eles comprovaram também que manter relações uma ou das vezes por semana pode diminuir o risco de infartos pela metade.

8- Fortalece os músculos pélvicos - Um benefício inesperado do sexo é que ele pode evitar a incontinência na terceira idade, principalmente entre as mulheres.

9- Reduz o risco de câncer de próstata - Ejaculações frequentes, principalmente nos homens mais jovens, podem proteger contra os tumores na glândula após os 50 anos. Neste caso, o ideal é fazer sexo ao menos cinco vezes por semana para reduzir o risco de câncer por um terço. O estudo foi publicado no 'Journal of the American Medical Association'.

10 - Melhora a autoestima - A autoconfiança aumenta naqueles que praticam sexo pelo menos uma vez por semana, mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, publicado no 'Archives of Sexual Behavior'.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Qualidadade ensino !!!

Surpresa nordestina

Com seis colégios entre os 50 melhores do Brasil no Enem 2009, saiba qual é o segredo de Teresina- Globo on line (Educação) 03/08/10

TERESINA (PI) - Além do segundo lugar geral, com o Colégio Dom Barreto, Teresina emplacou mais cinco escolas entre as 50 melhores do Brasil, pelo ranking do Enem. Não há paralelo com qualquer outra cidade nordestina (só Feira de Santana e Recife figuram, com uma escola cada). Em comparação com todo o país, só o Rio (12 colégios) aparece mais vezes que a capital do Piauí no top 50.

Não é a primeira vez que o Dom Barreto vai para as cabeças. Em 2007 a escola liderou o ranking. E, no ano seguinte, foi a nona colocada. Este ano, ganhou a companhia de Instituto Antoine Lavoisier (12 lugar), Educandário Santa Maria Goretti (19), Colégio Lerote (27), Colégio Sagrado Coração de Jesus (34) e Colégio São Francisco de Sales (37). Apesar da ausência de escolas públicas, chama a atenção o bom desempenho teresinense. Afinal, qual é o segredo?

Em comum, essas escolas fazem seleção de seus alunos ou os acompanham desde o ensino infantil ou fundamental; a maioria dos professores tem pós-graduação (30% deles, mestrado ou doutorado); todas têm aulas práticas em laboratórios, e a entrega de deveres de casa é obrigatória (numa delas, o aluno não entra na sala de aula sem as tarefas feitas). Além disso, o ritmo de estudo é puxado, com até oito horas de carga horária, e todas já dispõem de algum tipo de apoio tecnológico - professores e alunos podem usar laptops, e algumas adotaram os smart boards (quadros eletrônicos interativos).

Artista chinesa recria obras famosas com legumes

Artista chinesa recria obras famosas com legumes
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_galeria_vegetaisg.shtml