Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Sem dinheiro e sem membros !!

Diabetes sem tratamento faz com que mais de 40 mil pacientes do SUS percam pés, dedos e pernas no país

30/05 às 09h25 Alessandra Duarte e Odilon Rios*
Na foto,  a diabética Geralda  Rodrigues Ferreira da Cruz, 72 anos, em seu primeiro dia após receber  alta da amputação da perna esquerda. Agora, ela se mudou e ocupa o  quarto da filha. Fotos de Fernando Frazão / Agência O Globo.

SÃO PAULO, RIO e MACEIÓ - Qual o preço da pobreza para as doenças do brasileiro? Para mais de 40 mil diabéticos pacientes do Sistema Único de Saúde no país, é um pé, um dedo, uma perna: sem tratamento na fase inicial da diabetes, a enfermidade se agrava a ponto de esses doentes, com a circulação afetada e lesões infeccionadas ou até necrosadas, terem de ser amputados nas emergências dos hospitais. Outros males no Brasil, que poderiam ser evitados ou então controlados, são igualmente agravados pela pobreza e pela negligência do sistema de saúde, como a tuberculose, a hanseníase e a dengue.

A partir deste domingo, uma série de reportagens do GLOBO mostra esse quadro na saúde do país - uma das áreas que mais vão requerer a atenção do próximo nome a ocupar a Presidência da República. Em muitos casos, o bom atendimento dos pacientes no nível de atenção básica - o que inclui, além dos serviços prestados pelos postos de saúde municipais, os fornecidos pelo Programa Saúde da Família, federal - poderia reduzir em pelo menos 50% o agravamento da doença, além de diminuir também os gastos do próprio SUS.

Nos tempo do faroeste ?

30/05/2010-09h13

Adolescente furta micro-ondas e foge de carroça em Araraquara (SP)

Publicidade

Um adolescente de 15 anos furtou, na manhã de sábado (29), um micro-ondas e uma televisão em uma casa no bairro Jardim Santa Clara, em Araraquara (a 273 km de SP).

O curioso é que o jovem fugiu do local carregando os eletrodomésticos em uma carroça, segundo a Polícia Militar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Assistir TV deixa o ser humano burro!!!

RIO - Uma polêmica que está sempre indo e vindo, virou hit com os Titãs ("a televisão me deixou burro muito burro demais") e é alvo de inúmeros estudos científicos volta à tona a partir de uma nova e enorme pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá: assistir à televisão emburrece as crianças, como mostra reportagem do The Independent . Os cientistas acompanharam 1.314 crianças nascidas em Quebec entre 1997 e 1998, com idades entre 29 meses (2 anos e meio) e 53 meses (4 anos e meio) até chegarem aos 10 anos. Seus pais precisavam relatar quantas horas os filhos assistiam à TV e os professores avaliavam a evolução acadêmica delas, suas relações psicosociais e seus hábitos de saúde. Em média, as crianças de 2 anos assistiam a 8,8 horas por semana à TV e as de 4 anos, uma média de 15 horas por semana. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
Os pesquisadores descobriram que os pequenos que passavam mais tempo em frente à telinha eram piores em matemática, comiam mais junk food e sofriam mais bullying ( como saber se seu filho é vítima de bullying - e como ajudá-lo ) de outras crianças.
As descobertas mostram que há evidências científicas de que a TV prejudica o desenvolvimento cognitivo e que o governo canadense deveria limitar o número de horas das crianças em frente à TV. Os pediatras americanos já recoemdnam que aquelas com menos de 2 anos não deveriam assistir à TV alguma e as mais velhas deveriam ter um limite diário de 2 horas por dia no máximo. A França já proíbe programas para crianças com menos de 3 anos e a Austrália recomenda que as entre 3 e 5 anos não assistiam a mais de uma hora por dia.
Os cientistas que conduziram o estudo afirmaram que a fase pré-escolar é importantíssima para o desenvolvimento do cérebro e que o tempo em frente à TV é um desperdício e pode levar à aquisição de hábitos ruins. A autora do estudo, Linda Pagani, da Universidade de Montreal, disse que o impacto negativo de se assistir à TV nesta idade permanece por toda a vida. -Jornal O Globo On line 07/05/10

Pé na bunda !!

VITÓRIA - A Prefeitura de Ecoporanga, no Espírito Santo, exonerou o chefe do Departamento de Recursos Humanos, Odemir Leandro de Farias, por causa da frase escrita no contracheque dos servidores: "Não deixe que nada te desanime, pois até um pé na bunda te empurra pra frente...". O município também registrou boletim de ocorrência acusando o funcionário de injúria. A mensagem surgiu no demonstrativo de pagamento do último dia 30, em homenagem ao Dia do Trabalho, e revoltou os servidores do município. Jornal O Globo on line 07/05/10

Artista chinesa recria obras famosas com legumes

Artista chinesa recria obras famosas com legumes
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_galeria_vegetaisg.shtml