Seguidores

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Excesso de barulho em sala de aula !!

Preocupação
Excesso de barulho nas escolas pode gerar estresse, problemas de aprendizagem e até danos à audição
Plantão Publicada em 22/02/2010 às 15h46mO Globo

RIO - O barulho em sala de aula, reclamação de muitos professores, pode no entanto esconder um sério problema: os danos à audição, que podem ser sentidos somente na idade adulta, mas que têm início nos primeiros anos de escola, em meio ao ruído excessivo nas salas de aula.
Estudo realizado pela Universidade de Oldenburg, na Alemanha, confirmou que em muitos colégios o barulho nas salas de aula passa do tolerável.

No Brasil, alguns colégios particulares já se preocupam com o tema. É o caso do paulistano Santo Américo, no Morumbi, que conscientiza alunos do 1º ao 9º ano com os chamados ruidômetros - cartazes que trazem uma escala subjetiva de barulho que vai de 0 a 10. Quando professor ou aluno fica incomodado com a barulheira, muda o prendedor para os números mais altos para chamar a atenção de todos.

Com o passar do tempo, aluno e professor, expostos diariamente a sons altos, podem ter a audição comprometida, já que a perda auditiva induzida por ruído (PAIR) tem efeito cumulativo. Quanto maior a frequência a ambientes barulhentos ao longo da vida, maiores as chances de danos. No ambiente escolar, a gritaria da turma, somada aos ruídos que vêm da rua e do trânsito, prejudica o bem-estar de todos, comprometendo não apenas a concentração e aprendizagem, mas também os ouvidos.

O limite suportável para o ouvido humano é de 65 decibéis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Acima disso, o organismo começa a sofrer danos. Para as salas de aula, a Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula que o limite tolerado é de 40 a 50 decibéis. Muitas classes, no entanto, atingem 75 decibéis, principalmente as que têm mais de 25 estudantes. Além disso, o barulho no pátio, na hora do recreio, pode chegar a mais de 100 decibéis.

- Pais e professores precisam estar atentos para problemas de déficit auditivo de seus filhos e alunos, que muitas vezes passam despercebidos. É necessário medir a audição das crianças, principalmente no início da fase escolar, para evitar problemas de aprendizagem, futuros danos auditivos ou mesmo o agravamento de distúrbios já existentes - aconselha a fonoaudióloga Isabela Gomes, do Centro Auditivo Telex.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Piados que parecem piadas !!

02/02/2010 - 10h02
Piados denunciam contrabandista russa com 50 aves em casaco
da France Presse, em Moscou

Uma mulher russa foi flagrada quando tentava entrar em seu país proveniente da China carregando 50 periquitos escondidos dentro do casaco, indicou a alfândega do país na segunda-feira (1º) em um comunicado.
As aves, escondidas em bolsos internos especiais, fizeram barulho no momento exato em que a mulher passava pelo posto fronteiriço entre os dois países, ressaltou a autoridade alfandegária da região.
"Eles despertaram e começaram a piar muito alto", indica o comunicado. "Era impossível que o inspetor alfandegário e os outros turistas não os ouvissem."
Os periquitos, cujo preço foi estimado em cerca de 10 mil rublos (US$ 329), foram confiscados pelas autoridades e a mulher foi multada.
Folha on line!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Urso poliglota!!!


03/02/2010 - 10h01
Panda terá aulas de chinês para encontrar pretendente


da Folha Online
A panda Mei Lan, 3, nasceu nos Estados Unidos. Mas, a partir desta semana, ficará na China.
A mudança ocorre dentro de um programa de cooperação entre os dois países para reprodução e estudo da espécie, ameaçada de extinção.
Para uma melhor adaptação, a fêmea terá aulas de chinês, com ênfase em um dialeto da Província de Sichuan, onde vai morar.
Gene Blythe/AP
Mei Lan chegará na sexta-feira (5) à China, onde encontrará um namorado
O Centro Chengdu de Pesquisa em Reprodução de Pandas colocou um anúncio na internet para encontrar um professor --que precisa ser ao menos bacharel e não ter histórico de doenças infecciosas.
Mei Lan também ganhou uma dieta especial. A panda, que nasceu no zoológico de Atlanta (Geórgia), já tem pretendentes à sua espera do outro lado do mundo. Entre eles estão machos de nomes Superman Kobe, Yong Yong e Doubly Brave.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Crocodilo Gustave já devorou 200 pessoas!!!

Francês caça crocodilo que já devorou 200 pessoas no Burundi

da BBC Brasil

Há 20 anos o crocodilo Gustave vem aterrorizando os moradores do Burundi, despistando caçadores e escapando da morte no lago Tanganica.

Gustave, que pesa uma tonelada e mede cerca de seis metros de comprimento, é conhecido na região por já ter devorado mais de 200 pessoas.

Patrice Faye
Crocodilo Gustave, com uma tonelada e cerca de seis metros de comprimento, já teria devorado aproximadamente 200 pessoas
Crocodilo Gustave, com uma tonelada e cerca de seis metros de comprimento, já teria devorado aproximadamente 200 pessoas

Ele usa a cauda para golpear crianças que brincam à beira do lago, já foi filmado atacando um pescador e, segundo a lenda, teria comido uma funcionária da embaixada russa que se banhava nas águas rasas do lago.

Gustave recebeu o nome do francês Patrice Faye, que vive no Burundi há cerca de 20 anos.

Artista chinesa recria obras famosas com legumes

Artista chinesa recria obras famosas com legumes
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_galeria_vegetaisg.shtml